Skip to content Skip to footer

Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2022

Sociedade, sustentabilidade e responsabilidade

A Marelli concluiu seu primeiro Relatório de Sustentabilidade Corporativa, documento que reúne um trabalho que a empresa vem realizando nos últimos 3 anos. O material incorpora nas suas análises e decisões o olhar pelo social, a disciplina incansável com a proteção do meio ambiente e uma base sólida de governança corporativa.

O Relatório de Sustentabilidade reflete o ciclo de 2022 da Marelli com suas oportunidades e desafios, bem como o propósito, jeito de ser e resultados obtidos. O documento relata conformidade com a norma GRI no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, período coberto pela publicação. Além disso, também foram incluídas informações selecionadas de 2023.

Elaborado em conformidade com as Normas GRI (Global Reporting Initiative, principal metodologia para reporte de sustentabilidade mundial), na opção Essencial, a publicação carrega indicadores qualitativos. Para isso, foi necessário identificar temas materiais (matriz de materialidade), que estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Nossas causas

Ao preparar o Relatório, foi criado um capítulo para cada uma das quatro causas de sustentabilidade da Marelli, com esforços para relatar o status das atividades da empresa em cada campo, de maneira fácil de entender. O conteúdo tem o intuito de fornecer um retrato do desempenho ambiental, social e de governança da operação, em atenção às boas práticas de gestão da sustentabilidade do setor. Espera-se que este relatório aprofunde a compreensão de todos sobre os esforços para promover a sustentabilidade na Marelli.

Jornada de sustentabilidade

O trabalho foi executado por um time multidisciplinar, com supervisão de Fernanda Daniele Rusch, gerente de qualidade da Marelli. Além dela, Gabriela Gallio (engenheira e analista ambiental), Fabio Basso (gerente de recursos humanos), Carolina Radel (gerente financeira), Caroline Raya (gerente jurídica) e Gustavo Walter (gerente de tecnologia da informação) também tiveram participação importante neste projeto.

A empresa já mantinha uma estrutura robusta de controles e diversas certificações e boas práticas. Foi um processo desafiador avançar em assuntos sensíveis e incorporar na cultura assuntos como o controle de emissões de gases de efeito estufa e incentivo ao protagonismo das Mulheres da Marelli. Sabemos que estamos no caminho certo, onde nossos esforços e nosso crescimento vem com seriedade e compromisso, sem deixar marcas no planeta e dando valor e cuidado aos nossos profissionais.
Fernanda Rusch

Além disso, para Luis Valente, CEO da Marelli, a visão de futuro da empresa se confunde com a crença na sustentabilidade das realizações e com o apaixonado compromisso com a sociedade e o seu entorno. “Pudemos tracionar nossa jornada de sustentabilidade nos anos mais recentes com a construção de uma equipe madura, norteada por uma governança sólida e transparente, guiada por uma gestão cartesiana e precisa. Sabemos que temos uma oportunidade única de liderar uma transformação em um segmento de mercado que dá ainda seus primeiros passos rumo à plenitude de uma existência verdadeiramente sustentável”, complementa Luis Valente.

Ainda segundo o CEO da Marelli, o objetivo da empresa é ser liderança nessa virada!

Sermos admirados e seguidos nesta conquista será apenas uma consequência. Nossa crença é crescer sempre, mas apenas de forma sustentável – isto será perene e eterno.
Luis Valente

Veja na integra nosso Relatório de Sustentabilidade 2022 (link).