1091Clicks
Você sabia que 41% do time da Marelli é composto por mulheres? Desde sempre, a Marelli foi projetada de acordo com conceitos de racionalidade, sustentabilidade, integração de profissionais e valorização de pessoas. Por isso, além de investir constantemente em pesquisa, tecnologia e novas soluções, a empresa é reconhecida por investir em pessoas. Fato que trouxe à tona o sentimento de ressignificar o protagonismo feminino em todos os setores da fábrica.
“O que nos interessa é o talento das pessoas.
Essa sempre será uma marca da minha gestão”
Luiz Valente, CEO da Marelli
Assim, no dia 8 de março deste ano (2023), foi lançado o projeto Mulheres no Mundo Marelli, que tem como principal objetivo estimular uma reflexão sobre a importância da diversidade, constatando a existência de diferenças entre gêneros e promovendo uma maior empatia e inclusão entre todos. Afinal, a igualdade de oportunidades e valorização de talentos humanos sempre foram fortes características da Marelli.
O projeto “Mulheres no Mundo Marelli”
Sempre com o olhar atento ao futuro e ao presente, a Marelli busca manter um ambiente de trabalho acolhedor, motivador e agradável para todas as pessoas. Dessa maneira, “Mulheres no Mundo Marelli” chega com o objetivo de tirar homens e mulheres da zona de conforto por uma boa causa: reconhecer as diferenças existentes entre gêneros, gerando mais empatia, empoderamento e integração entre profissionais. Todo o projeto terá como base fundamental o diálogo, um aliado importantíssimo para gerar perspectivas sobre o mundo e suas transformações.
“Faltava alguma coisa para a Marelli acompanhar ainda mais essa transformação do mundo e essa transformação, de fato, fazer parte da Marelli. O programa contará com uma equipe especializada que irá ajudar a conduzir esse projeto, pois nesse momento precisamos de uma visão externa para tirar a gente da zona de conforto.”
Caroline Raya, Gerente Jurídico e Compliance da Marelli
O projeto é formado por um comitê de mulheres, que vai servir de ponte entre os diversos setores da empresa. Mas o principal papel será de contribuir com novas percepções e opiniões, para manter o ritmo do programa. Ao longo do ano, serão realizados encontros especiais (tanto para homens, quanto para mulheres), com conversas sobre protagonismo feminino, respeito e empatia.
“Com este projeto, queremos criar condições e momentos de aprendizagem para as mulheres da Marelli. Serão reflexões, cases e exercícios de autoconhecimento para o crescimento pessoal e profissional. É importante que as mulheres definam o sucesso por si mesmas.”
Fernanda Rusch, Gerente de Sistema de Gestão Integrado da Marelli
O dia escolhido para dar início a este projeto não poderia ser outro, senão no Dia Internacional da Mulher (8 de março). E para começar com o pé direito, toda a equipe de profissionais da Marelli foi convidada para assistir a palestra “Mulher sim, Amélia se eu quiser”, de Helena Brochado, fundadora da Consultoria Com Propósito, psicóloga, palestrante e consultora em Gestão & RH, Desenvolvimento de Líderes & Equipes e Sucessão em Empresas Familiares.
Mulher sim, Amélia se eu quiser!
A inauguração do projeto Mulheres no Mundo Marelli contou com a participação da palestrante e consultora em Gestão & RH Helena Brochado. Na ocasião, ela conduziu a palestra “Mulher sim, Amélia se eu quiser”, que trouxe à tona diversos dados, informações e reflexões sobre a representatividade feminina no mercado de trabalho. Alguns dados chamam a atenção:
- 27% das pessoas no Brasil admitem que se sentem desconfortáveis em ter uma mulher como chefe.
- A resistência em relação à liderança feminina é maior entre os homens (31%), que entre as mulheres (24%).
O ponto defendido pela palestrante, além do empoderamento feminino, é que é fundamental que, dentro de uma empresa, exista espaço para todas as pessoas, conforme as competências de cada um. “É no equilíbrio das diferenças que a gente se encontra”, explicou. Conforme apresentado por Helena, quando uma mulher cresce, outras são influenciadas. Por isso, um projeto como Mulheres no Mundo Marelli é tão importante para desenvolver a autoconfiança e o empoderamento feminino.
“Acompanhar este projeto e ver que a Marelli se preocupa com o ambiente dos profissionais só fortalece o que defendemos: o ambiente motiva.”
Caroline Radel, Gerente Contábil Financeiro da Marelli