104755Clicks
Você já se questionou sobre qual a altura ideal de mesa de escritório? Dentro de um ambiente corporativo, vários fatores devem ser levados em consideração durante o projeto como:
- a disposição dos ambientes e dos móveis,
- a escolha dos materiais e acabamentos adequados
- a ergonomia como a altura da mesa de escritório — seja ela individual, coletiva ou de diretoria, etc.
Para abordar melhor esse assunto, preparamos este artigo para falar um pouco sobre o tema. Falaremos sobre o que levar em consideração ao comprar o mobiliário, além dos cuidados que os colaboradores devem ter em relação a postura e a altura de mesa de escritório . Confira!
O que considerar ao comprar o mobiliário do escritório?
Vários detalhes devem ser observados antes de comprar o mobiliário para o escritório. Essa etapa é de fundamental importância para o ambiente corporativo, pois são os móveis que complementam o espaço.
Eles também são usados para as atividades de trabalho, seja para apoiar os braços durante a utilização do computador, se sentar, guardar livros e documentos, entre outros.
Dessa forma, o primeiro ponto a considerar na hora da escolha e compra do mobiliário é o cumprimento da função pelo qual ele foi inserido no ambiente.
Por exemplo, uma cadeira deve cumprir o seu objetivo de ser um objeto para sentar de forma confortável, permitindo que o colaborador desenvolva atividades por longos períodos de forma satisfatória.
Outro ponto importante que o mobiliário devem atender é o quesito da linguagem arquitetônica condizente com a proposta do ambiente. Se a decoração do espaço segue um estilo industrial, então os móveis devem combinar com essa tendência, usando peças de madeiras de demolição e metal, por exemplo.
O mobiliário também deve ser coerente em relação à escolha dos materiais adotados. Os móveis para a área externa de um escritório próximo ao mar não deve ser de madeira, por exemplo.
A umidade e o salitre prejudicam a sua qualidade e tempo de vida. Portanto, deve-se priorizar a escolha de materiais resistentes como aço inox, por exemplo.
Por fim, vale ressaltar a importância de conferir a altura e largura dos móveis. É importante as medidas estarem condizentes com as necessidades do escritório e terem boa ergonomia para os colaboradores, preservando a qualidade de vida e saúde no trabalho.
Qual a altura ideal de mesa de escritório e sua importância?
A mesa de escritório é o local em que os colaboradores passam a maior parte do tempo. Nela desenvolvem as atividades relativas ao trabalho como pesquisas, análise de dados, confecção de relatórios e documentos, ligação para clientes, entre outras tarefas.
Em conjunto com a cadeira, a mesa tem grande importância na manutenção da saúde do colaborador devido, principalmente, ao tempo em que é utilizada diariamente pelos funcionários do negócio.
Dessa forma, a altura dessas duas peças interfere na postura do profissional e, consequentemente, na saúde e possíveis dores causadas na região da coluna, pescoço, lombar, ombros, cabeça etc. Por isso, vale a pena considerar uma cadeira ergonômica para o ambiente corporativo.
Devido a importância dessa questão, há normas de segurança do trabalho que indicam formas adequadas para que os colaboradores exerçam suas atividades sem prejudicar a saúde.
Uma mesa muito alta ou baixa prejudica a postura do funcionário que ocasiona os problemas citados. Esses incômodos, além de afetarem a qualidade de vida do colaborador, diminuem a sua produtividade, aumentam o estresse e podem influenciar, inclusive, no bom convívio do ambiente corporativo.
Em geral, esse cálculo de qual a altura ideal de mesa de escritório é feito utilizando referências como o Neufert. Apesar disso, ele gera muita controvérsia, pois utiliza como padrão um homem alemão de estatura mais alta que a brasileira.
Outra forma é tirar uma média da altura de brasileiros do sexo masculino e feminino. Nesse caso, teríamos o seguinte resultado para a altura ideal de mesa de trabalho:
- a altura média de homem brasileiro é de 1,73 e altura média da mulher brasileira é de 1,60, por isso, a norma brasileira NR-17 diz que a altura da mesa deve ser de 70cm do níveis dos pés à mesa.
Outros valores como altura de assento e altura do apoio do braço são igualmente importantes. Para a primeira situação, é recomendado 47 cm e 26 cm, respectivamente. Já para a segunda, recomenda-se 43 cm e 24 cm.
Entretanto, embora esse método seja o mais utilizado, ainda apresenta alguns problemas. Por exemplo, no escritório pode ter uma mulher com 1,90 m de altura e que, portanto, ficaria desconfortável.
Para adequar a essas possíveis causas, é necessário comprar e inserir moveis flexíveis no ambiente, com a possibilidade de regulagem para os mais variados tipos de pessoas.
Principais cuidados que os colaboradores devem ter com a postura
Conforme destacamos, a mesa não existe em um contexto isolado. Ela está em conjunto com outros equipamentos como o computador, a mesa digitalizadora, a cadeira, etc.
Como é comum que o colaborador passe até oito horas diárias sentado, é ideal que ele tome alguns cuidados com a sua postura. São eles:
- manter o monitor abaixo de eixo visual horizontal com distância mínima de um braço entre os olhos e a tela do monitor;
- linhar o teclado e o mouse com os cotovelos;
- ter apoios para os punhos serem colocados na mesa para evitar que as mãos dobrem em excesso, causando Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R).
- ajustar a postura em 90 graus durante o período em que estiver sentado com as costas apoiadas na cadeira — joelhos e cotovelos também devem ficar com esta mesma inclinação.
- contar com um apoio para os pés, pois ele ajuda a aliviar o impacto sobre as costas.
Agora que você já sabe a importância de se preocupar com a altura da mesa de escritório, confira este texto em que abordamos a importância da cadeira ergonômica nos ambientes corporativos!
Encontre a altura padrão para mesa de escritório nos seus projetos
Levando em consideração os benefícios e os malefícios que a prioridade ou omissão da altura ideal de mesa de escritório pode levar ao ambiente e aos colaboradores, vale a pena pensar nessa questão a fim de aumentar qualidade de vida e produtividade dos funcionários!
Está em busca de um fornecedor de móveis responsável e de qualidade para te atender nesse quesito em seus projetos corporativos?
Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem?
Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.
Com mais de 40 anos no mercado e mais de 35 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.
Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.